Daisypath Anniversary tickers
Mostrando postagens com marcador ECAD. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ECAD. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de março de 2012

Ecad - a justiça decidiu que a cobrança é ilegal

Já falei sobre o Ecad aqui na época em que estava preparando o meu casamento e o assunto deu o que falar.
Podem conferir os posts anteriores aqui:

ECAD - A cobrança em festa de casamento é ou não legal?

ECAD - Informações e simulações de cálculos


Agora trago uma notícia fresquinha, tão fresquinha que ainda cabe recurso da sentença que decidiu o óbvio, que não deve haver cobrança do Ecad em festas de casamento.
Essa decisão foi no Rio de Janeiro, em Juizado Especial.

Confira a notícia publicada no jornal O Globo.

Ecad é condenado a ressarcir noiva por cobrança em casamento

Entidade tem 15 dias para recorrer da sentença, que pode abrir precedentes para eventos semelhantes

Ecad foi condenado a pagar R$ 5 mil reais a casal de noivos Foto: Berg Silva / Agência O Globo Ecad foi condenado a pagar R$ 5 mil reais a casal de noivos Berg Silva / Agência O Globo
RIO - Depois de quase dez anos de uma união que gerou três filhos, a advogada Kadja Brandão Vieira e o ex-oficial da Marinha Renato José da Cunha Faria decidiram enfim celebrar o casamento. Para sediar a festa, marcada para o dia 27 de novembro de 2010, escolheram as instalações da Ilha Fiscal. Ao assinar o contrato de locação, a noiva foi informada de que deveria pagar uma taxa referente aos direitos autorais das músicas que viriam a ser trilha sonora do enlace. Além do vestido, bufê e todas as altas despesas geradas por uma festa deste porte, Kadja e o marido desembolsaram mais R$ 1.875, destinados ao ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad. Passadas as comemorações, os dois decidiram entrar com um processo contra a cobrança do Ecad e, nesta terça-feira, segundo nota publicada na coluna de Ancelmo Gois, o juiz Paulo Roberto Jangutta, do 7º Juizado Especial Cível do Rio, condenou o Ecad a indenizar Kadja e Renato em R$ 5 mil, além de devolver a quantia paga pelo casal.
Veja também
Para o magistrado, o casamento é, por definição, "uma festa íntima, na qual inexiste intenção lucrativa, seja de forma direta ou indireta. Festas de casamento podem ser realizadas com fim religioso, como celebração de um ritual civil ou como mera comemoração de uma realização pessoal, porém, não lhes é inerente qualquer aspecto empresarial, ainda que se trate de um evento de alta produção", escreveu Jangutta em sua sentença, abrindo precedentes para que outros cônjuges também questionem o pagamento judicialmente. A partir de agora, o Ecad tem dez dias para pagar o valor devido ou mesmo recorrer da sentença. Especialista em Direito marítimo, Kadja conta que em nenhum momento durante os preparativos para o casamento concordou com a cobrança.
- Quando soube da existência desta taxa, me senti lesada. Até pela forma como a cobrança é feita: me enviaram um formulário por e-mail, preenchi, mandei de volta para o Ecad com uma cópia do contrato do aluguel do espaço e recebi um boleto de pagamento. Não tive a oportunidade de negociar e nem mesmo de entender a que aqueles R$ 1.875 se referiam. - contou a advogada ao GLOBO, por telefone.
Relatos de festas que teriam sido interrompidas por decisão do Ecad intimidaram os noivos, que decidiram acatar a decisão.
- Quando você organiza uma festa de casamento, você tem mil coisas para decidir e resolver, brigar na Justiça não é uma opção. Só recebi o boleto de pagamento numa sexta-feira à noite, na vespéra do casamento e me desesperei, porque já não tinha como pagar àquela hora. Fiz minha mãe subir ao altar com um o talão de cheques na bolsa, estava tudo pronto para o caso de os fiscais do Ecad aparecerem. Felizmente isso não aconteceu, mas na volta da lua de mel precisei entrar em contato com eles novamente para pedir uma segunda via do boleto e então efetuar o pagamento. Se eu não pagasse, havia o risco de eles cobrarem da Marinha, responsável pela Ilha Fiscal.
Resolvida a questão, Kadja enfim decidiu entrar com um processo para reaver o dinheiro junto ao Ecad. Segundo a advogada, que representou a si mesma no processo, o valor cobrado foi calculado não com base nas horas ou na quantidade de músicas tocadas, mas em cima de uma porcentagem do valor pago pelo aluguel do salão.
- Se eu fizesse minha festa no playground do meu prédio ninguém iria me importunar, pois a lei discrimina que festas realizadas em domicílio ou mesmo em igrejas são familiares, mas o Ecad encontrou uma brecha para cobrar a taxa de casamentos realizados em outros locais. Ou seja, porque juntei dinheiro a vida toda para fazer a festa dos meus sonhos, eu teria que pagar um valor extorsivo e sem fundamento. Nem o DJ da festa recebeu cachê, foi um amigo que nos fez a trilha como um presente, os impostos acabaram saindo ainda mais caros.
Com a contestação da cobrança, os noivos esperam servir de exemplo para mais casais ou mesmo realizadores de eventos sem fins lucrativos e que, portanto, não estão ganhando com a execução de músicas durante o evento.
- Estou disposta a orientar quem precisar, minhas amigas que estão de casamento marcado já me procuraram pedindo ajuda. Faço questão de comprar essa briga porque não acho justo - completou a advogada, que esperou por três meses até a divulgação da sentença. Procurado pela reportagem de O GLOBO, o Ecad ainda não se pronunciou.
* Colaborou Eduardo Almeida

E aí, gostaram? :)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ECAD - A cobrança em festa de casamento é ou não legal?

Como disse o "anônimo" no comentário do post  ECAD - Informações e simulações de cálculos , sempre soube que em festas privadas não haveria cobrança.



Imagina pagarmos direitos autorais cada vez que fizêssemos uma festa em casa?

Aí fiquei pensando que talvez a cobrança no casamento fosse pelo fato de alugarmos salão, já que sempre fizemos festas em casa ou no máximo no play do prédio em que morávamos na época.

Diante de tudo isso, vou procurar e trazer a resposta dúvida: festa de casamento tem que pagar ou não taxa do ECAD???

Assim que tiver a resposta irei fazer novo post.

Abraços a todos e muito obrigada pela contribuição sempre tão bem-vinda!

ECAD - Informações e simulações de cálculos


Para quem não sabe, o ECAD é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição é uma sociedade civil, de natureza privada, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pela atual Lei de Direitos Autorais brasileira – 9.610/98.

Ele cobra os direitos autorais das músicas tocadas (ao vivo ou de forma eletrônica) nos mais diversos eventos, inclusive casamentos. Descobri recentemente que também deveriam ser pagos direitos autorais em festa de casamento. Li em mais de uma proposta de prestação de serviço que o contratante (nós noivos) que serão os responsáveis pelo pagamento.

Segue contribuição do meu amado noivo, que me passou o link do ECAD já com as informações fundamentais para quem organiza casamentos.

Lá eles informam detalhes sobre a cobrança de direitos autorais e oferece simulações.

.
Related Posts with Thumbnails
Daisypath Wedding tickers