Daisypath Anniversary tickers
Mostrando postagens com marcador tudo é possível. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tudo é possível. Mostrar todas as postagens

sábado, 5 de novembro de 2011

Uma mensagem para quem tem orçamento apertado (e mais um pouco sobre custo da igreja)

Transcrevo abaixo uma resposta que escrevi a um email de uma pessoa preocupada se conseguiria fazer seu casamento com pouco dinheiro. Outras pessoas responderam também e a questão que ficou para mim foi: para ter o casamento dos seus sonhos é preciso se endividar?


Escrevi um trabalho (felizmente premiado e que me rendeu R$ 12.000, devidamente usado na viagem para Europa, quando fiquei noiva de surpresa, isso é assunto para outro post), sobre Consumidores superendividados e confesso que me incomoda muito toda atmosfera para que se faça dívidas como se não houvesse amanhã. Para dívida sempre haverá amanhã, para o amor (infelizmente) nem sempre.
Por tanto, um leve choque de realidade e uma prova de que é possível realizar um sonho com um orçamento real.
===
Eu gastei uns R$ 16.000 no ano passado, isso incluindo papelada, roupa, casamento na igreja com festa para 100 pessoas, noite de nupcias num hotel em Copacabana, 2 fotógrafos e 2 filmando.


Mas pesquisei muito. Deixei sim de fazer uma coisa ou outra que queria. Escolhi um fotógrafo que gostei, mas gostei muito tb de outros que eram mais caros, por exemplo. Queria contratar um serviço a parte de fotos que faz uma revista no final, mas seria um supérfluo que precisei cortar. Fui prática e mantive meu sonho dentro da minha realidade para terminar tudo sem crediário.

Ganhamos presentes que somaram cerca de R$ 16.000, no final fizemos uma festa deliciosa, tivemos muitas recordações, e praticamente montamos a casa.

Ou seja, se não tivéssemos feita a festa iríamos gastar do mesmo jeito para comprar geladeira, máquina de lavar, cama, fogão, som, rack, estante, DVD player (ganhamos um player e um player gravador maravilhoso), copos, talheres, jogos de pratos, vasilhas para servir comida, sofá, mesa de jantar, batedeira, liquidificador, torradeira, faca elétrica, CD player e caixa de som para o carro, GPS, entre outros muitos presentes que adoramos.

Valeu MUITO a pena, mas meu conselho para quem não tem um orçamento grande é: não caia no "já que". Isso foi dito para mim por uma cerimonialista/decoradora e adorei. Ela comentou que o céu é o limite e que as pessoas tendem a cair nessa do "já que estou fazendo isso faço mais aquilo", "já que" qualquer coisa... serve para você convidar mais e mais gente, escolher o salão mais caro, etc. etc. etc.

Ah, minha avó, quando soube que casaríamos, falou que nos daria R$ 20.000. Amamos, claro! Mas... ela deu R$ 5.000 e depois nada mais. Sorte que nos mantivemos sempre com o nosso orçamento e, como falei para o Fernando, se ela desse o dinheiro serviria para recompor a poupança e não para cairmos no "já que".

Não quero desanimar ninguém, só dizer que é possível sim manter um orçamento, se casar com uma festa lista e inesquecível e não terminar estressado com uma dívida logo após a volta da lua de mel e da realidade

Se jogue no casamento, no amor, na cumplicidade, na amizade, mas não no cheque especial ou no crediário.


Beijos e seja feliz :)


Ah, e não caia na balela de "estão fazendo muito isso", "isso está se usando muito". Faça como você gosta, porque modismo passa e depois as fotos ficam. rs


Essas fitas no corredor da igreja, por exemplo, eu resgatei de uma foto que vi do casamento da minha mãe (dias antes de fechar a decoração) que foi na mesma igreja. Adorei!
"Não se usa mais", foi o que a floricultura disse. 
Mas consegui convencer as outras 3 noivas que além de mais barato seria menos arriscado, já que entrariam com vestidos armados abraçadas aos seus pais, além do que seria mais barato que as heras tão usadas. Deu certo! :)
Não falei que para mim seria uma questão afetiva (e que para mim eram mais bonitas). Apelei para o que seria interessante para elas.
Enxuguei um pouco mais o custo da decoração da igreja e consegui usar as fitas que tinha sonhado.
Viu, isso é só uma das situações em que deu sim, para realizar um desejo com um "orçamento pé no chão". 

Informação útil: essa capela cobrou apenas R$ 250. Sim, é sério. 

É uma capela tradicional, com estacionamento privativo, segurança e que pertence ao Palácio Guanabara, onde o Governador trabalha.
E, antes, quem frequentava eram os presidentes até a capital do país mudar para Brasília. Chique assim. :)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fotos do casamento da Barbie com o Ken

Eu usei no meu casamento os noivinhos do Playmobil, com direito à igreja e padre. Amei!
Usei também um casal de Smurfs, que também amei!

Mas eis que de repente, no grupo das esposas me deparo com o link das fotos do casamento da Barbie e do Ken. Muuuuito boas as fotos :)))

Detalhe relevante: ela também se casou de sapato rosa. :))))




Confiram mais aqui http://www.glamour.com/weddings/blogs/save-the-date/2011/08/real-wedding-album-barbie-ken.html?mbid=twitter_glamourdotcom

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Menino de cinco anos pede menina de três em casamento na Síria

Com pedido de casamento aos 3 anos eu já seria bisavó. kkk

Eu fiquei noiva após 4 anos de namoro, com 31.

E vocês, ficaram noivas com que idade?

Beijos



Festa de noivado aconteceu em Homs, a cerca de 160 km de Damasco

Duas crianças sírias resolvem trocar alianças "por livre e espontânea vontade". O romance absurdo foi notícia no site da rede americana CBS News.

O menino Khalid, de 5 anos, pediu a mão de Hala, 3, em casamento após um romance de férias. A festa de noivado aconteceu na cidade de Homs, a cerca de 160 km de Damasco.

Segundo a CBS, as famílias das duas crianças estão levando a união a sério e até planejam o casamento para daqui a dez anos.

O pai do menino conta que o filho se apaixonou pela menina em uma viagem da família para a cidade portuária de Latakia e teria ficado tão triste com a separação depois das férias que se recusou a ir para a creche a menos que a amada fosse junto.

Sensibilizado com a tristeza do menino, o pai teria procurado a família da menina e soube que ela também apresentava "sintomas semelhantes de solidão" e que eles ficariam felizes com o casamento dos dois.DIÁRIO.COM.BR

sábado, 23 de outubro de 2010

Grandes micos em casamentos

Para descontrair, torcendo para que nenhuma noiva passe por tais micos, ou king kings. rs

Beijos e bom fim de semana!

1- Em um casamento numa igreja evangélica, o pastor, berrando ao microfone, afirmou que Jesus estava presente para realizar uma cura. Depois de muita insistência do pastor para que alguém se manifestasse, uma convidada disse que estava com dores nas costas. Ele estendeu a mão na direção dela e, depois de alguns segundos em silêncio, falou que ela estava curada. Mas a mulher o desmentiu, dizendo que ainda estava sentindo dores. O pastor fez novamente o ritual, e nada. Então, ele apenas disse que a dor ia passar logo. E continuou a cerimônia.

2- A juíza de paz perguntou ao noivo se ele aceitava aquela moça como sua legítima esposa. Brincalhona, a noiva fez um sinal com as mãos, como se fosse uma arma de fogo, e apontou para a cabeça do noivo. Irritada, a juíza simplesmente abandonou a cerimônia. Com muito custo, um grupo de convidados convenceu-a a voltar, mas ela dedicou alguns minutos para fazer um severo sermão, dizendo que era uma autoridade, e não estava ali para fazer teatro.

3- A noiva estava com uma dúvida cruel: não sabia se contratava um carro, um helicóptero ou uma carruagem para sua entrada. Resolveu, então, contratar os três. Chegou de helicóptero ao sítio onde seria realizada a cerimônia. Depois, embarcou em um carro e deixou o heliponto. Em seguida, subiu na carruagem. Com isso, somente para a entrada da noiva, foram 20 minutos de espetáculo.

4- Para não deixar a imagem tremida, um cinegrafista filmava em uma cadeira de rodas. No meio da cerimônia, decidiu que um ângulo ficaria melhor se ele estivesse de pé. Mas, quando se levantou da cadeira, os convidados iniciaram um imenso alvoroço: “Aleluia, Glória a Deus! O cinegrafista está curado!”.

5- Essa, como o próprio autor admite, “parece coisa de novela”. Dias antes de subir ao altar, o noivo descobriu que estava sendo traído, mas levou o casamento adiante. Já na festa, depois da cerimônia, subiu com a noiva ao palco e anunciou que faria um discurso. Foi quando pediu para que os convidados conferissem o que havia debaixo dos pratos. Encontraram fotos da noiva com seu amante, tiradas por um detetive particular. Em seguida, o noivo abandonou a infiel no palco e foi embora. Ela ficou ali parada por alguns instantes, até desmaiar de vergonha.

Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2010/05/06/grandes-micos-em-casamentos/

Outros micos podem ser conferidos no site sobre o livro Micos em Casamento, fuja deles.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ganhei grinalda e bouquet no I Workshop Case Comigo


Meninas, estou muito feliz :)

Ontem no I Workshop Case Comigo ganhei no sorteio a grinalda da Cris Figueiredo (http://www.cr2grinaldas.com.br/).

Depois fizeram uma brincadeira e ganharia o buquê da Sandra Lincoln (2570-7591, 9631-9330) o noivo que fizesse a declaração mais bonita.
Meu noivo foi lá e fez uma linda e ainda ajoelhou a pedidos (rs). Nenhum outro noivo "encarou" e ganhamos o buquê.
Agora é só escolher o modelo ;))

Ganhamos também duas edições da revista Noivas e Noivos, que apesar de ter muito anúncio de SP tem muitas fotos de vestidos, o que para mim é ótimo, porque ainda estou perdida nesse quesito. rs

Nunca tinha ido num evento tão frutífero. rs


Depois da experiência de ontem, o que tenho a dizer é: NÃO PERCAM NENHUM EVENTO e LEVEM O NOIVO JUNTO!!! rs  ;))

sábado, 16 de janeiro de 2010

Quando não dá certo encontrar um fornecedor

Na segunda-feira à noite o noivo chegou de viagem e tiramos a terça para matar saudade (os detalhes a gente deixa para a intimidade do casal, rs).
Quarta-feira havia marcado de ir conhecer a Ana Paula, em São Gonçalo. Ela tem buffet, é cerimonialista e faz decoração.

Pois é, chegamos em São Gonçalo mas não no endereço dela. Isso porque quem havia me passado os detalhes de como chegar lá foi o marido dela que não estava lá e ela não sabia explicar muito bem. Infelizmente a explicação não foi enviada por email (para que eu pudesse recuperá-la), mas por telefone e o caderninho onde eu fazia minhas anotações acabei dando para minha mãe no domingo quando ela viajou e não lembrei de arrancar a folha.
Fomos até uma das muitas entradas para São Gonçalo, mas a Ana Paula não sabia muito o nome de ruas (estávamos com o mapa do Google com nome de ruas) e a placa que ela nos indicou que estaria na entrada parece que foi retirada, porque não a encontramos.
A Ana Paula até ofereceu de um taxista amigo dela nos encontrar na estrada, mas a essa altura já havíamos passado bem de São Gonçalo, já tínhamos até pegado trânsito por conta de obra na estrada. Aí o noivo só quis ir embora para Niterói onde tinha algumas coisas para fazer depois que saíssemos da Ana Paula.
Devo dizer que ela ficou bem sem graça e me ligou inclusive mais tarde para pedir desculpas e se oferecer para nos encontrar no Rio. Sinceramente não sei se vai acontecer porque o noivo não pareceu muito interessado.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Noiva rouba patrões para pagar casamento de luxo

As pessoas perderam a noção. E para quem gosta de falar do Brasil, o roubo foi na Inglaterra. :P

"Segundo o tribunal de Wolverhampton, na Inglaterra, Joanne admitiu ter usado cerca de 50 mil libras (R$ 138 mil) para pagar pelo casamento luxuoso realizado em 2007 em um hotel na praia de Newquay, na Cornuália."
Clique aqui para ler a notícia inteira.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Criatividade, humor e cara-de-pau: idéia para a primeira dança do casal

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Noivos acampam na porta da igreja para marcarem data de casamento

Acho que depois de lerem essa matéria nossos amigos vão parar de nos achar exagerados por estarmos organizando nosso casamento com meses de antecedência.
Felizmente não foi preciso ficarmos na fila para conseguir a nossa data na Capela Santa Teresinha, do Palácio Guanabara. A data e o horário já estavam "reservados" para nós.

====
Noivos trocam feriado de sol na praia por 'acampamento' em frente a igreja


Eles resolveram guardar lugar para marcar o casamento, daqui a um ano. Cadeiras de praia e isopor com lanches foram improvisados no local

(clique aqui ou no título do post para ler tudo)

sábado, 31 de outubro de 2009

Casamento comunitário também pode ser emocionante



O Tribunal de Justiça de Goiás realizou um casamento comunitário no dia do servidor, 28/10. Uma iniciativa muito legal que proporcionou a realização do sonho de vários casais. Vale a pena dar uma conferida, basta clicar aqui.
15 empresas patrocinaram o evento. Teve doação de vestido, bouquet, sapato e tudo mais que é necessário ao casamento religioso e civil.
Nota 10 para a iniciativa ;-)


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

10 Mandamentos para pegar o Bouquet

Encontrei esses 10 mandamentos no blog do site dos noivos Liana e Mário Viktor.
Achei divertido e irresistível não trazê-los para cá.

Portanto, queridas amigas que sonham em casar, preparem-se para arrasar quando eu jogar o bouquet. "Força na peruca" e boa sorte!

Mandamento 1 - Não vestirás tomara-que-caia
Como qualquer atividade, pegar o buquê exige traje adequado, vestido tomara-que-caia, por exemplo, é expressamente desaconselhado, pelo risco - como o próprio nome do vestido diz - de caírem, deixando você com tudo a mostra.

Mandamento 2 - Observarás o local do arremesso
É claro que a noiva vai lançar o buquê de um lugar mais ou menos óbvio. Se tiver banda, vai ser do palco, se tiver Dj, vai ser do lado do Dj. Se não houver nenhuma das opções, verifique qualquer altinho no relevo geral da festa, porque é de lá que o buquê deverá ser arremessado. É bom checar se o chão está seco, nada pior que um derrapamento nas fotos e no vídeo do casamento. Observe também lustres ou globos de boate, que podem interromper subitamente o vôo do tufo floral. Uma boa dica é ficar logo abaixo de algum "quebra-vôo", as chances de o buquê bater e cair num ângulo de 90 graus são realmente altas.


Mandamento 3 - Não esperarás ser nominalmente chamada
Por mais encalhada que você esteja, não se assuma como encalhada referência, tipo, "a" encalhada das encalhadas. se você estiver próxima desse marco negativo, procure ser a primeira a chegar ao local no momento do arremesso do buquê. Com isso, a noiva vai te ver logo e dar aquela piscadela simpática, em vez de pegar o microfone e começar a gritar seu nome como uma louca, até que você saia de debaixo do forro da mesa de doces e apareça.


Mandamento 4 - Ficarás na primeira fila
Sinceramente, esse negócio de buquê costuma ter uma alta dose de marmelada. Se fizessem uma CPI do buquê, ia ter muita encalhada devolvendo aos cofres públicos. Porém, se você é brasileira e quer fazer valer o seu destino, poste-se na primeira fila, próxima às melhores amigas da noiva.


Mandamento 5 - Alongarás seus braços
Antes de tentar pegar o buquê, é altamente recomendado um breve (e discreto, por favor) alongamento. braços, pernas e pescoço devem ser priorizados. Sugiro a cabine do banheiro, para garantir sua total prioridade na concentração.


Mandamento 6 - Não beberás muito
Muito embora a conquista de um buquê seja um momento ímpar na vida de qualquer mulher, deixe pra bebemorar depois de conseguir alcançar o objetivo, e não antes. Bebida e direção, como é notório, não combinam e você pode ter seus reflexos prejudicados. Aliás, fui a um casamento outro dia em que, ao ser lançado, o buquê virou três. Como eu tinha bebido um pouco, fiquei confusa, não sabia qual deles seguir e, adivinhem, fiquei sem nenhum. Por isso, aproveite que as adversárias estarão embriagadas e dê o melhor de si. Se mesmo assim não conseguir, você poderá beber muito para afogar as mágoas.


Mandamento 7 - Não puxarás o cabelo
Independentemente de sua vontade, de seus sonhos e planos, não agrida as adversárias. Valem agressões não visíveis: pisar no pé da outra com o salto agulha vale (é cruel, mas todo mundo acreditará que foi sem querer), uma cotoveladinha acidental no olho também passa, mas ninguém, ninguém, puxa o cabelo alheio sem querer. Além disso, imagine se a sua vítima estiver de aplique? Você vai ficar com um tufo de cabelo alheio e sem nenhuma florzinha nas mãos. Portanto, perca o buquê, se for o caso, mas não perca a classe.

Mandamento 8 - Não desistirás facilmente do que é seu por direito
Se você chegou até esse momento, seguiu o passo-a-passo e viu que o destino sorriu para você, vindo o 'mais que desejado' diretamente em sua direção, e, de repente, viu-se atacada por mil braços saídos sabe-se lá de onde, como se houvessem polvos, e não mulheres, à sua volta, seja firme. Não solte o buquê que veio diretamente para os seus braços. Se surgir aquela situação embaraçosa, de você e outra pegarem o buquê, raciocine rapidamente quem precisa mais. Se você achar que a outra precisa dele que você, solte-o. Só de ter vindo na sua direção, acredito que sue destino já estará selado.


Mandamento 9 - Não chorarás
Aconteça o que acontecer se depois de todo o esforço, o buquê fizer uma trajetória completamente inesperada e for capturado por uma criança de 10 anos, não se desespere. É muito feio chorar por perder o buquê, e mais feio ainda é o que vai acontecer com a sua maquiagem. Com os olhos pretos e borrados, sua chance de desencalhar só diminui.


Mandamento 10 - Repartirás o buquê com as amigas
Agora, se a noite for sua, e a luz da sua estrela brilhara para o buquê, seja legal com suas queridas amigas que não pegaram e dê uma florzinha (pequena, singela, discreta, e que não comprometa o arranjo como um todo) a cada uma de suas amigas encalhadas, para que elas não percam as esperanças nunca.

Se acharam um exagero alguém fazer esses 10 mandamentos, confiram só o que aconteceu com uma das convidadas louca para pegar o bouquet: Pegando o Buquê da Noiva.
Como diria a Copélia do Toma Lá Dá Cá, "prefiro não comentar". rs

Ainda sobre bouquet, encontrei informações prática e interessantes aqui.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um casamento inesquecível

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Noivas Neuróticas - Bridezillas


Já assistiram o programa "Noivas Neuróticas" (no original: Bridezillas)?
Passa no Discovery Home & Health (canal 55 da NET).

É bem interessante, porque além de ver vários imprevistos que podem acontecer, também mostra como uma noiva pode ficar insuportável e egocêntrica.
É no mínimo divertido.

Para se ter uma noção do "tom" do programa, segue abaixo a tradução da música de abertura, que fica "melhor" ainda acompanhada dos desenhos.

Cuidado para não se tornar uma BRIDEZILLA !!!! rs
Já passou programa em que o noivo não suportou as brigas da noiva com a filha e não apareceu no casamento. Depois foram para Las Vegas e casaram escondido de todos.


Ela está cuspindo fogo
Noiva Neurótica
Nada a satisfaz
Não dá para conversar com ela
Não dá para matá-la
Aí vem a Noiva Neurótica
Cuidado


"O conto de fadas pode se transformar em pesadelo quando as exuberantes protagonistas se transformam em monstros, passando da doçura a uma feroz obstinação quando se trata de planejar a grande data." (descrição do programa feita pelo canal Home & Health)

domingo, 27 de setembro de 2009

Data do casamento x Copa do Mundo


Para quem pretende se casar em 2010 entre junho e julho, sugiro que confira a informação abaixo, passada pelo meu noivo querido. Ou você pretende concorrer com a final da Copa? rs

"A Tabela dos jogos da Copa do Mundo de Futebol 2010 será sorteada após as eliminatórias e esta prevista para 4 de dezembro na cidade do Cabo. Seguirá da seguinte forma: na primeira fase as 32 seleções serão divididas em 8 grupos de 4 seleções, sendo 2 seleções de cada grupo se classificarão para as oitavas de final e acontecerá entre os dias 11 e 25 de junho; em 27 de junho começa a segunda fase as oitavas de final é o famoso “mata mata” ou confronto direto, depois quartas-de-final, depois semi-finais até a final que poderá ser no dia 11 de julho em Johannesburgo. Para conhecermos o terceiro lugar será no dia 10 de julho em Port Elizabeth."

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Esse eu não conhecia: Consórcio para pagar casamento

Consórcio parcela casamento em até 48 vezes de R$ 109
Andrea Machado
Cristiane Campos

A nova lei de consórcio cria uma alternativa para quem planeja casar sem peso no bolso. A inclusão do item "serviços" permite que as administradoras ofereçam cotas para custear a cerimônia, festa, lua de mel, dia da noiva e noite de núpcias. Com R$ 109 por mês, os pombinhos já podem começar a programar a festa dos sonhos. A Rodobens Consórcio e a Embracon oferecem a modalidade. As cotas são vendidas a partir de R$ 4 mil, com prazo de pagamento de até 48 meses.

A contemplação da carta de crédito acontece por sorteio ou lance. As parcelas e o valor da carta são corrigidos anualmente por um índice de inflação. O sistema cobra taxa de administração, seguro e, em alguns casos, fundo de reserva.

Segundo o diretor-executivo da Rodobens Consórcio, Sebastião Cirelli, o modelo é novo e pode ser usado para custear todo o casamento. "Esse é um mercado que não permite um parcelamento mais longo, ou seja, no máximo, até o dia da cerimônia. Por isso, as cotas de consórcio vão ajudar. Isso permite que o casal possa adequar o valor da cota ao orçamento mensal", explica Cirelli.

Outra vantagem é que os noivos podem comprar mais de uma cota para aumentar o valor do crédito. De acordo com o gerente regional da Embracon, Antônio Mizael Catharino, as cotas de serviços já contam com três grupos com 144 participantes cada um. "Temos cartas que vão de R$ 5 mil a R$ 20 mil, com prazo de 36 meses", diz Catharino. Ele lembra que há o sorteio com lance fixo de 25%. Há ainda o lance facilitado. Se a pessoa não tiver dinheiro para antecipar a carta, pode utilizar 25% do valor, percentual que será abatido na entrega do dinheiro.

Noivos mais prevenidos, que temem que um imprevisto atrapalhe a festa, têm outra opção: contratar o "Casamento Seguro", que, desde abril, cobre cerimônias em todo o País. Com apenas R$ 55 por mês, é possível cobrir, por exemplo, o cancelamento da cerimônia.


Contratos e acordos apenas por escrito
O que era para ser uma noite de sonhos quase se transformou em pesadelo para a analista de sistemas Samira Tavares, 23 anos. Problemas com uma fornecedora de canecas personalizadas e com o DJ deram muita dor de cabeça para a noiva. Para evitar que esses problemas ocorram, o Procon de São Paulo elaborou um guia para evitar que os casais caiam em roubadas.

A orientação, em primeiro lugar, é pesquisar muito e comparar preços. Acordo boca a boca está proibido. Tudo deve ser registrado em contrato para que, caso haja algum problema, os noivos possam reclamar, inclusive, judicialmente.

"Comprei umas canecas pela Internet, mas a fornecedora até hoje não as entregou. Ela até devolveu meu dinheiro, mas muitas meninas não conseguiram e entraram na Justiça", contou Samira. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se o combinado não for executado, a pessoa poderá exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto equivalente ou ainda a restituição da quantia paga.

As formas de pagamento, os descontos e toda a descrição dos serviços e produtos também devem estar estabelecidos nos contratos.

Criatividade e pé no chão evita dívidas
Unir forças desde o noivado é o conselho de Gustavo Cerbasi. Para o autor de Casais inteligentes enriquecem juntos, a organização do casamento é um ensaio para a vida juntos. "Em vez da soma de orçamentos individuais, o casal constrói vida financeira única", defende. O consultor Reinaldo Domingos reforça que é preciso ser realista e respeitar seu padrão de vida na festa.

A dentista Taís Lima juntou dicas da Internet e criatividade e dispensou o decorador. Usou docinhos clássicos em vez dos fondados. Com vidros reciclados, decorou as mesas e gastou seis vezes menos: "Tive medo de ficar feio ou brega, mas todos gostaram".

Reinaldo recomenda aplicações de curto prazo como poupança ou CDB, mas é preciso cortar gastos. "Não dá para ter tudo ao mesmo tempo", diz. Para Cerbasi, no noivado, vale cortar gastos com lazer e roupas. "O sacrifício vale a pena com prazo e uma boa recompensa", ensina.

Emanuelle Missura, cerimonialista, indica itens que têm que ser garantidos: visual da noiva, foto/filmagem, bufê e som. "Para gastar menos, a dica é ter uma lista de convidados enxuta. Com isso, dá para economizar em vários itens", conta.

Como preparar o bolso
- R$ 25 mil
Em consulta a 40 noivas feita pelo jornal O DIA, esse foi o valor médio do orçamento total da festa de casamento, incluindo desde o vestido até a documentação civil e religiosa. Um terço delas pretende gastar até R$ 14 mil e outro terço vai investir mais de R$ 40 mil.

- R$ 960
Segundo Reinaldo Domingos, se o casal poupar esse valor todo mês em aplicação com rendimento de 0,7%, alcançará R$ 25 mil em dois anos. Em um ano, o valor seria atingido com parcelas de R$ 2.005. O conselho é juntar o dinheiro para evitar dívidas.

Mais dicas
- Processo civil
Casar no papel custa caro. É preciso reconhecer firma (R$ 4,77), autenticar documentos (R$ 4,89) e pagar cerca de R$ 250 para a habilitação matrimonial.

- Fim da cobrança
Cartórios também exigem certidão de nascimento atualizada, que custa, pelo menos R$ 40. Mas, em breve, a exigência cairá. A Corregedoria de Justiça vai editar um aviso suspendendo a necessidade da atualização.

- Igreja
O casamento na Igreja Católica exige que os noivos entreguem a certidão de batismo atualizada (é paga). Ainda é preciso pagar taxas para a igreja e curso de noivos.

Ecad: Em festas com música, os noivos devem pagar ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O cálculo varia: 15% do valor do contrato ou de acordo com metragem do local. Há decisões na Justiça contrárias e a favor do pagamento.

O Dia - Domingo, 30 de agosto de 2009, 10h13

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Casamento: tudo é possível...




Fonte: Veja
Related Posts with Thumbnails
Daisypath Wedding tickers