Daisypath Anniversary tickers
Mostrando postagens com marcador dicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dicas. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de março de 2012

Ecad - a justiça decidiu que a cobrança é ilegal

Já falei sobre o Ecad aqui na época em que estava preparando o meu casamento e o assunto deu o que falar.
Podem conferir os posts anteriores aqui:

ECAD - A cobrança em festa de casamento é ou não legal?

ECAD - Informações e simulações de cálculos


Agora trago uma notícia fresquinha, tão fresquinha que ainda cabe recurso da sentença que decidiu o óbvio, que não deve haver cobrança do Ecad em festas de casamento.
Essa decisão foi no Rio de Janeiro, em Juizado Especial.

Confira a notícia publicada no jornal O Globo.

Ecad é condenado a ressarcir noiva por cobrança em casamento

Entidade tem 15 dias para recorrer da sentença, que pode abrir precedentes para eventos semelhantes

Ecad foi condenado a pagar R$ 5 mil reais a casal de noivos Foto: Berg Silva / Agência O Globo Ecad foi condenado a pagar R$ 5 mil reais a casal de noivos Berg Silva / Agência O Globo
RIO - Depois de quase dez anos de uma união que gerou três filhos, a advogada Kadja Brandão Vieira e o ex-oficial da Marinha Renato José da Cunha Faria decidiram enfim celebrar o casamento. Para sediar a festa, marcada para o dia 27 de novembro de 2010, escolheram as instalações da Ilha Fiscal. Ao assinar o contrato de locação, a noiva foi informada de que deveria pagar uma taxa referente aos direitos autorais das músicas que viriam a ser trilha sonora do enlace. Além do vestido, bufê e todas as altas despesas geradas por uma festa deste porte, Kadja e o marido desembolsaram mais R$ 1.875, destinados ao ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad. Passadas as comemorações, os dois decidiram entrar com um processo contra a cobrança do Ecad e, nesta terça-feira, segundo nota publicada na coluna de Ancelmo Gois, o juiz Paulo Roberto Jangutta, do 7º Juizado Especial Cível do Rio, condenou o Ecad a indenizar Kadja e Renato em R$ 5 mil, além de devolver a quantia paga pelo casal.
Veja também
Para o magistrado, o casamento é, por definição, "uma festa íntima, na qual inexiste intenção lucrativa, seja de forma direta ou indireta. Festas de casamento podem ser realizadas com fim religioso, como celebração de um ritual civil ou como mera comemoração de uma realização pessoal, porém, não lhes é inerente qualquer aspecto empresarial, ainda que se trate de um evento de alta produção", escreveu Jangutta em sua sentença, abrindo precedentes para que outros cônjuges também questionem o pagamento judicialmente. A partir de agora, o Ecad tem dez dias para pagar o valor devido ou mesmo recorrer da sentença. Especialista em Direito marítimo, Kadja conta que em nenhum momento durante os preparativos para o casamento concordou com a cobrança.
- Quando soube da existência desta taxa, me senti lesada. Até pela forma como a cobrança é feita: me enviaram um formulário por e-mail, preenchi, mandei de volta para o Ecad com uma cópia do contrato do aluguel do espaço e recebi um boleto de pagamento. Não tive a oportunidade de negociar e nem mesmo de entender a que aqueles R$ 1.875 se referiam. - contou a advogada ao GLOBO, por telefone.
Relatos de festas que teriam sido interrompidas por decisão do Ecad intimidaram os noivos, que decidiram acatar a decisão.
- Quando você organiza uma festa de casamento, você tem mil coisas para decidir e resolver, brigar na Justiça não é uma opção. Só recebi o boleto de pagamento numa sexta-feira à noite, na vespéra do casamento e me desesperei, porque já não tinha como pagar àquela hora. Fiz minha mãe subir ao altar com um o talão de cheques na bolsa, estava tudo pronto para o caso de os fiscais do Ecad aparecerem. Felizmente isso não aconteceu, mas na volta da lua de mel precisei entrar em contato com eles novamente para pedir uma segunda via do boleto e então efetuar o pagamento. Se eu não pagasse, havia o risco de eles cobrarem da Marinha, responsável pela Ilha Fiscal.
Resolvida a questão, Kadja enfim decidiu entrar com um processo para reaver o dinheiro junto ao Ecad. Segundo a advogada, que representou a si mesma no processo, o valor cobrado foi calculado não com base nas horas ou na quantidade de músicas tocadas, mas em cima de uma porcentagem do valor pago pelo aluguel do salão.
- Se eu fizesse minha festa no playground do meu prédio ninguém iria me importunar, pois a lei discrimina que festas realizadas em domicílio ou mesmo em igrejas são familiares, mas o Ecad encontrou uma brecha para cobrar a taxa de casamentos realizados em outros locais. Ou seja, porque juntei dinheiro a vida toda para fazer a festa dos meus sonhos, eu teria que pagar um valor extorsivo e sem fundamento. Nem o DJ da festa recebeu cachê, foi um amigo que nos fez a trilha como um presente, os impostos acabaram saindo ainda mais caros.
Com a contestação da cobrança, os noivos esperam servir de exemplo para mais casais ou mesmo realizadores de eventos sem fins lucrativos e que, portanto, não estão ganhando com a execução de músicas durante o evento.
- Estou disposta a orientar quem precisar, minhas amigas que estão de casamento marcado já me procuraram pedindo ajuda. Faço questão de comprar essa briga porque não acho justo - completou a advogada, que esperou por três meses até a divulgação da sentença. Procurado pela reportagem de O GLOBO, o Ecad ainda não se pronunciou.
* Colaborou Eduardo Almeida

E aí, gostaram? :)

sábado, 5 de novembro de 2011

Uma mensagem para quem tem orçamento apertado (e mais um pouco sobre custo da igreja)

Transcrevo abaixo uma resposta que escrevi a um email de uma pessoa preocupada se conseguiria fazer seu casamento com pouco dinheiro. Outras pessoas responderam também e a questão que ficou para mim foi: para ter o casamento dos seus sonhos é preciso se endividar?


Escrevi um trabalho (felizmente premiado e que me rendeu R$ 12.000, devidamente usado na viagem para Europa, quando fiquei noiva de surpresa, isso é assunto para outro post), sobre Consumidores superendividados e confesso que me incomoda muito toda atmosfera para que se faça dívidas como se não houvesse amanhã. Para dívida sempre haverá amanhã, para o amor (infelizmente) nem sempre.
Por tanto, um leve choque de realidade e uma prova de que é possível realizar um sonho com um orçamento real.
===
Eu gastei uns R$ 16.000 no ano passado, isso incluindo papelada, roupa, casamento na igreja com festa para 100 pessoas, noite de nupcias num hotel em Copacabana, 2 fotógrafos e 2 filmando.


Mas pesquisei muito. Deixei sim de fazer uma coisa ou outra que queria. Escolhi um fotógrafo que gostei, mas gostei muito tb de outros que eram mais caros, por exemplo. Queria contratar um serviço a parte de fotos que faz uma revista no final, mas seria um supérfluo que precisei cortar. Fui prática e mantive meu sonho dentro da minha realidade para terminar tudo sem crediário.

Ganhamos presentes que somaram cerca de R$ 16.000, no final fizemos uma festa deliciosa, tivemos muitas recordações, e praticamente montamos a casa.

Ou seja, se não tivéssemos feita a festa iríamos gastar do mesmo jeito para comprar geladeira, máquina de lavar, cama, fogão, som, rack, estante, DVD player (ganhamos um player e um player gravador maravilhoso), copos, talheres, jogos de pratos, vasilhas para servir comida, sofá, mesa de jantar, batedeira, liquidificador, torradeira, faca elétrica, CD player e caixa de som para o carro, GPS, entre outros muitos presentes que adoramos.

Valeu MUITO a pena, mas meu conselho para quem não tem um orçamento grande é: não caia no "já que". Isso foi dito para mim por uma cerimonialista/decoradora e adorei. Ela comentou que o céu é o limite e que as pessoas tendem a cair nessa do "já que estou fazendo isso faço mais aquilo", "já que" qualquer coisa... serve para você convidar mais e mais gente, escolher o salão mais caro, etc. etc. etc.

Ah, minha avó, quando soube que casaríamos, falou que nos daria R$ 20.000. Amamos, claro! Mas... ela deu R$ 5.000 e depois nada mais. Sorte que nos mantivemos sempre com o nosso orçamento e, como falei para o Fernando, se ela desse o dinheiro serviria para recompor a poupança e não para cairmos no "já que".

Não quero desanimar ninguém, só dizer que é possível sim manter um orçamento, se casar com uma festa lista e inesquecível e não terminar estressado com uma dívida logo após a volta da lua de mel e da realidade

Se jogue no casamento, no amor, na cumplicidade, na amizade, mas não no cheque especial ou no crediário.


Beijos e seja feliz :)


Ah, e não caia na balela de "estão fazendo muito isso", "isso está se usando muito". Faça como você gosta, porque modismo passa e depois as fotos ficam. rs


Essas fitas no corredor da igreja, por exemplo, eu resgatei de uma foto que vi do casamento da minha mãe (dias antes de fechar a decoração) que foi na mesma igreja. Adorei!
"Não se usa mais", foi o que a floricultura disse. 
Mas consegui convencer as outras 3 noivas que além de mais barato seria menos arriscado, já que entrariam com vestidos armados abraçadas aos seus pais, além do que seria mais barato que as heras tão usadas. Deu certo! :)
Não falei que para mim seria uma questão afetiva (e que para mim eram mais bonitas). Apelei para o que seria interessante para elas.
Enxuguei um pouco mais o custo da decoração da igreja e consegui usar as fitas que tinha sonhado.
Viu, isso é só uma das situações em que deu sim, para realizar um desejo com um "orçamento pé no chão". 

Informação útil: essa capela cobrou apenas R$ 250. Sim, é sério. 

É uma capela tradicional, com estacionamento privativo, segurança e que pertence ao Palácio Guanabara, onde o Governador trabalha.
E, antes, quem frequentava eram os presidentes até a capital do país mudar para Brasília. Chique assim. :)

sábado, 25 de setembro de 2010

RELATO 11 - Caricatura: André Mello (dicas de onde usar)



Nota: 10 (pela qualidade da caricatura)


Nota: 7 (pelo atendimento, ou ausência dele)


Descobri o André na lista. Adoramos o trabalho dele e corremos para encomendar uma caricatura sem nem saber direito o que faríamos com ela. Quando ficou pronta (com muuuuito atraso, ele chegou a pedir desculpas porque tinha feito confusão e achava que já tinha enviado) adoramos. Mas enviei email para ele pedindo para assinar e colocar a data do casamento, além de querer saber se ainda seria possível encomendar aquela caricatura estilizada, mas ele nunca mais respondeu aos meus emails. Uma pena, porque gostaria muito de poder indicá-los e encomendar outros trabalhos, até para presentear amigos. Quem sabe ele melhora no tempo de resposta algum dia... Se alguém souber de alguma novidade conta para gente.
Detalhe: sei que esse início de ano foi complicado para o André, que perdeu o pai.


RECOMENDO para quem não for ansioso e tiver muuuito tempo até o casamento!!!

--> Com a caricatura fizemos banner, cartões para mesa dos convidados, com um lado a caricatura e do outro agradecimento pela presença, cartões de reserva para as 4 mesas das famílias dos noivos, cartões colados nos espelhos dos banheiros com recadinho, “programa” com músicas da cerimônia religiosa, nome dos pais, dos padrinhos e daminhas, além da história da igreja e um pouquinho da nossa história.
Usamos até mesmo num cartão de agradecimento para um dos padrinhos ao devolver a escada que ele nos emprestou (depois deu outra de chá de panela) logo que nos mudamos para o apartamento novo.
NÓS FIZEMOS TUDO, desde a idéia até a confecção e AMAMOS o resultado. :)))))


domingo, 19 de setembro de 2010

RELATO 10 - Decoração da Igreja: A Roseira


Nota: 9
Éramos 4 noivas, então não existiam grandes possibilidades para criar. Ficamos nas tradicionais flores brancas. Consegui (eba!) que aceitassem a idéia das fitas entre os bancos, em substituição à hera. Vi essas fitas uma semana antes na foto do casamento dos meus pais na mesma Capela. Claro que ao dar a idéia para as outras noivas lá na Roseira não falei isso, para não influenciar.
Elas gostaram por dois motivos: fica mais barato e com menos volume. Considerando ser uma capela, fica mais leve para passarem. A noiva das 18 h até comentou que era meio desastrada e que gostou da idéia para não correr risco de sair levando hera. kkk
Eu sou o tipo de noiva que gosta de sair um pouco do mais óbvio, por isso fico buscando alternativas da minha cabeça e adoro quando dá certo. :))

Pelo atendimento RECOMENDO COM MUITA RESSALVA. Querem impor que a decoração seja feita por eles. O Seu Vicente (que eu não cheguei a conhecer pessoalmente) até me ligou para falar maravilhas da Roseira e da Dilma, que havia sido grossa comigo ao telefone. No meu caso, ainda quiseram reclamar que eu estava dificultando o contato, só que eu havia conhecido 2 outras noivas no curso de noivos e nenhuma delas havia recebido telefonema da Roseira. Pedi para darem meu telefone para a quarta noiva, já que tinha os telefones das outras 2. Mas parece que vão deixando mesmo para cima da hora de propósito, porque aí as noivas (que não são tão “calmas” quanto eu e não entendem como alguém fecha um contrato semanas antes) ficam pilhadas para fecharem logo com a Roseira.

Conseguimos negociar preço porque peguei dica na lista para levar orçamento de outro lugar. Deu certo. Obrigada meninas! ;)

Pela execução RECOMENDADÍSSIMO.
Pelo conjunto apenas RECOMENDO.


Obs. Fotos não oficiais. Primos dos noivos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

RELATO 8 - Convite: Convites Vilson


Nota: 10 (pelo resultado final)


Nota: 7 (pelo atendimento e execução do trabalho)

Conhecemos na ExpoNoivas a empresa e lá escolhemos o modelo do nosso convite. Juntamos o detalhe de um e outro convite e fizemos a mistura perfeita para o nosso. O preço foi ótimo: R$ 225 (com um relevo externo). Combinaram e cumpriram de preservar o valor da feira para irmos à loja na semana seguinte. Na feira também se comprometeram a enviar a prova em até 2 dias, quando o normal seria 7 dias, o que para gente ajudou muito, já que tínhamos pouco tempo e os erros foram muitos).

Na loja demoraram bem para nos atender, mas como já tínhamos a ficha lá preenchida foi um pouquinho melhor. Combinamos de enviar por email uma fonte que eles não tinham e deixamos junto com o pedido uma folha impressa como layout da parte interna do convite.

Mas por algum descuido sinistro deles, a primeira prova que recebemos por email veio completamente errada. Sorte que minha mãe também nos ajudou a fazer a busca dos “sete erros”. Faltava desde a data do casamento até a clássica parte “convidam para a cerimônia”. rs Pois é, leia e releia muito o texto do seu convite para evitar surpresas desagradáveis.

Durante as várias provas acabamos mudando a fonte interna do convite, o que foi um grande acerto da nossa parte. Essa mudança gerou muitos testes em casa e vários impasses divertidos entre a gente.

Entregaram os convites no prazo, mas quando fui buscá-los vários convitinhos individuais pareciam estar cortados tortos e pedi para refazerem a metade (olhei um por um).

O resultado final ficou excelente e, para completar, comprei na Caçula cristais Swarovski (acho que tamanho 12) e colei um por um como um acabamento do convite. Sei que sou suspeita para falar, mas ficou lindo e todo mundo elogiou, inclusive amigos do Fernando (e eu achando que só mulher que iria reparar, rs).

RECOMENDADÍSSIMO!!! MAS ATENÇÃO MÁXIMA COM OS DETALHES

===
Já tinha escrito sobre os convites em post anteriores, quem quiser conferir pode clicar aqui.
Recebemos muuuuitos elogios pelo convite e confesso que ficou lindo mesmo, mais bonito pessoalmente do que na foto. E nesse foto ainda não havia colado o cristal, que foi motivo de muuuuuuitos mais elogios, de homens e mulheres :)))

Entregar os convites dá trabalho, mas é muuuito gostoso.

Dica de noivos enrolados: scaneamos o convite (envelope e o convite em si) e enviamos para várias pessoas que estávamos com dificuldade de entregar pessoalmente. No final entregamos para todos, mas foi bem legal a pessoa já se sentir incluída, até porque no convite tinha o site do nosso casamento, que fizemos no Prometo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

RELATO 7 - Nossa roupas: Flor de Laranjeiras (adoramos nossas escolhas)

Vestido: Flor de Laranjeira (Niterói)


Roupa do Noivo: Flor de Laranjeira

Nota 20 (10 do vestido + 10 da roupa do noivo)

Passeamos bastante atrás de vestido. Amei os vestidos e atendimento da Noi Due em Campo Grande, que conheci na Expo Noivas. Mas como era muito longe resolvi procurar também aqui em Niterói. Li elogios sobre a Flor de Laranjeira no Orkut e fui lá com o Fernando conhecer. O primeiro vestido que a Adriana mostrou foi o “O” vestido. Caiu feito uma luva. Era diferente de todos os que tinha experimentado, estava elegante e sexy ao mesmo tempo. No mesmo dia experimentei a mantilha que foi a que mais gostei e usei no dia do casamento.

Voltei na loja com a minha mãe para ela dar o palpite, já que havia detestado o vestido na foto que tiramos no celular. Quando ela viu o vestido pessoalmente amou, assim como eu e o Fernando já tínhamos amado. Negociamos o valor e conseguimos a roupa do noivo de brinde. Valeu muito a pena!

No aluguel estavam incluídos além do vestido e da mantilha, a grinalda e o brinco.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Dica de noiva: a gente às vezes precisa ser prática e agir conforme nossa realidade. Adorei o atendimento e os vestidos que vi em Campo Grande, mas estou morando em Niterói e não teve escolha melhor do que alugar as roupas aqui mesmo, onde dava para ir a pé ou em menos de 5 minutos está lá de carro. Na reta final seria um verdadeiro transtorno ir para Campo Grande 3 vezes no último mês antes do casamento.
Para terem idéia, confiram quantas vezes fomos à loja: (1) para conhecer os modelo, (1) para mostrar para minha mãe o vestido que tinha gostado, (1) para experimentar de novo para ter certeza e para pagar, (1) para fazer a prova inicial, (1) para fazer a prova final e para o Fernando também provar sua roupa, (1) para buscar as roupas, (1) para devolver as roupas, total de 7 vezes. Reparem que aluguei o vestido cerca de 2 meses antes do casamento.
Obs. Hoje (24/08/10) fazemos 1 mês de casados, com muito amor e alegria.
O maridão viajará à tarde a trabalho, mas como ele disse: nossa lua de mel é diária. :)))

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RELATO 5 - Capela Santa Teresinha - um acerto total

Inicialmente íamos nos casar na igreja da PUC, onde estudei. Seria tudo lindo, mas com certeza muito vazio, já que a igreja de lá tem capacidade para umas 400 pessoas (íamos convidar umas 250 pessoas para bolo e champanhe).
Com a mudança nos planos o primeiro lugar que pensei foi a nossa Capela por saber ser linda e fofa e por meus pais terem se casado lá. Queria um lugar que fizesse parte da história de pelo menos um dos dois e consegui. :)
A Capela foi perfeita!!!!


Capela Santa Teresinha

Nota: 10

A capela é linda e aconchegante. Possui estacionamento e segurança para todos os convidados, o que era uma preocupação nossa desde o início. Não queríamos uma igreja que ficasse direto na rua para termos privacidade e segurança e a Santa Teresinha proporciona isso perfeitamente. Houve atraso no(s) casamento(s) anterior(es) e fiquei dentro do carro na maior tranqüilidade. Várias amigas e familiares vieram falar comigo, entraram e saíram do carro sem o menor problema. Entrar na igreja com ela cheia é muito bom, principalmente se considerarmos uma festa programada para ter entre 100 e 110 presentes. Para ficar mais especial, meus pais se casaram nesta mesma Capela. Perfeito!

“Salve Carmela Dutra!” (palavras do maridão)

RECOMENDADÍSSIMA!!!


Observação: Quem não tiver entedido as palavras do maridão, pode conferir a história da Capela que irá entender. :)


Dica de uma recém-casada: uns dois meses antes do casamento, quando vi a cena do casamento da Luciana, da novela Viver a Vida, senti um frio no estômago sinistro. Era um misto de emoção com medo de entrar na igreja, afinal eu sabia que entraria sozinha.

Vou falar para vocês que na hora H foi TOTALMENTE diferente do que havia imaginado. Eu estava calma, talvez porque o meu casamento atrasou por conta dos anteiores e eu fiquei um bom tempo no carro esperando. Vi a fila dos padrinhos, vi o noivo na frente (ele quis ser o primeiro a entrar para ver todos entrando "pagando mico" como ele disse, rs), a daminha, tudo dentro do carro com um super insulfilm.
Quando a cerimonialista estava arrumando meu véu para o grande momento a porta abriu umas duas ou três vezes, sendo uma das vezes o suficiente para eu ver o Fernando no altar. Quando eu o vi imaginei que ele também tivesse me visto e caí na gargalhada (ele disse que não me viu, que foi tudo muito rápido) e pensei: "é só seguir reto até o final, onde ele está".

Ao entrar na igreja, cheia e com tantos rostos sorrindo para mim, não tinha como ficar nervosa. Não era uma platéia (não é como falar em público com pessoas querendo achar defeito), eram amigos e familiares queridos. Um deles, logo no início da igreja falou para mim "MENGÃO". Perfeito, dei uma descontraída geral, fiz sinal de positivo com a mão que não segurava o buquet e segui para encontrar o noivo que, quando me viu chegando fez sinal para eu desacelerar, preocupado com as fotos e o vídeo. kkk
Enfim, o que tenho para dizer é: ver uma igreja (ou capela) cheia, e com rostos conhecidos e queridos sorrindo para você é muito melhor do que falar em público. É um momento tão lindo que se eu pudesse voltar lá andaria muuuito mais devagar, curtindo cada passo e cada sorriso. :))


Para ver mais fotos da Capela Santa Teresinha (não é do nosso casamento, mas do nosso álbum), clique aqui.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

RELATO 4 - Sapato da noiva (e Havaianas)

Sapato da noiva: Rosa pink com laço atrás, da Datelli



Nota 1000 para o Zé e nota 10 para o sapato

Ganhei de presente de um amigo nosso, Zé Wilson.

Havíamos ido entregar o convite na casa desse amigo, aqui em Niterói e quando estávamos de saída lembramos da sacola que tínhamos esquecido na cozinha. Quando o Fernando foi buscar comentei que tinham cartões de lojas que passamos no caminho porque estávamos procurando um sapato rosa para mim. Ele na mesma hora disse que iria me dar de presente. Fiquei vermelha de vergonha (sou assim mesmo, rs), mas ele já foi dizendo que eu devia calçar 37 e que iria comprar, para eu ficar tranqüila. Saí de lá meio sem jeito e dois dias depois ele entregou para o Fernando, no trabalho, o sapato. Quando a gente abriu à noite até me emocionei. Era exatamente o modelo que havia experimentado na Datelli e que estava namorando meio sem jeito por conta do preço. A-M-E-I !!!

O sapato é tudo de bom, muito lindo e confortável.

RECOMENDADÍSSIMO!!!

Mesmo com um sapato tão confortável, fiz questão de levar um par de Havaianas para o final da noite. Foi uma excelente decisão, porque dancei muuuito, e fiquei muuuito tempo em pé conversando com os convidados, tirando fotos, indo em cada mesa.
Por isso, minha dica é: LEVE um chinelo ou um sapato baixo para trocar no momento que achar adequado, porque ninguém merece noiva sem conseguir andar por conta de dor no pé.
Lembre-se, no dia seguinte você vai acordar com o seu marido e irá querer ter pé para pisar no chão. :)
Eu escolhi um modelo de Havaianas que tinha tudo a ver com minha roupa (rosinha e com tiras prateadas), e meu estilo. E, agora, sempre que olho para ela lembro do casamento. Uma delícia :)))))



domingo, 8 de agosto de 2010

RELATO 1 - Nosso casamento em partes

Preparei um relato (que ficou bem grande) para enviar para o grupo Noivas Rio e irei colocá-lo todo no blog, mas em partes, para ficar separado por assunto. Nesse relato tive a contribuição do maridão, que desde o início adorou a idéia de eu participar da lista, criar blog, conversar com outras noivas. Eu falo de vocês e ele se interessa, é muito legal. São incontáveis as dicas que aproveitamos da lista, dos blogs e dos sites.

Acho que no relato dá para ter uma boa noção do que planejamos para nosso casamento, os acertos e os erros. Mas estou totalmente à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Nosso orçamento era baixo e conseguimos nos manter na linha. Anteontem o Fernando fez as contas por alto e nosso casamento estava em pouco menos que R$ 15.000 (festa programada para ter entre 100 e 110 presentes, fora as crianças).

Minha mãe me deu os parabéns e disse ter ficado orgulhosa em ver a festa tão linda, com tantos detalhes e sabendo que tudo foi organizado por nós.

Tive muita ajuda do Fernando que foi um noivo completamente participativo, com quem pude conversar muito e desabafar também.

Nós tivemos muita alegria ao nos mudarmos para Niterói, nesse apartamento que estamos adorando. Ganhamos presentes ótimos de pessoas muito queridas, inclusive minha irmã, que ainda em dezembro, comprou uma louça de porcelana linda com pratos, até xícaras de café, além dos talheres. Ganhamos também geladeira, máquina de lavar, fogão, cama com colchão, antes mesmo de iniciar a lista de presentes.

Depois, com a entrega dos convites, ganhamos muitos presentes que adoramos, mesmo estando fora das listas, e dentro das listas estamos com ótimos créditos nas 4 lojas escolhidas. O saldo entre gastos e presentes foi positivo. :)) Mas claro que não fizemos uma festa pensando nisso, o que não quer dizer que não ficamos mega-felizes. Afinal, tantos presentes representam real economia para montarmos nossa casa, né? Posso dizer que a casa toda poderá ser montada com os presentes (o apartamento já possui todos os armários embutidos, o que facilita muuuito).

Ah, ainda sobre presentes, ganhamos do tio/padrinho do Fernando as passagens para Buenos Aires, que amamos.

Por falar em Buenos Aires, criei neste sábado à noite um blog para colocar as fotos e os detalhes da viagem: Lua de Mel em Buenos Aires (http://luademelembuenosaires.blogspot.com). Ainda vou dar uma melhorada no visual do blog. :)

Lembrei do email enviado outro dia por outra recém-casada sobre o vazio do pós-casamento (pós-celebração), e adianto que minha mãe comentou várias vezes que ficava preocupada comigo, porque eu estava muito absorvida pelos preparativos e ela achava que eu não teria o que fazer depois e ficaria desanimada. Posso dizer que ainda não tive tempo dessa ficha cair. Do casamento corremos para fazer as malas para lua de mel, de lá chegamos em casa e eu caí de cama com febre e muita tosse, melhorei ontem e consegui parar para fazer o relato, temos que escolher as músicas do vídeo, enviar fotos da lua de mel para colocarem no vídeo, estava selecionando fotos para colocar no nosso álbum virtual para os convidados verem, e ainda estou louca para ir visitar minha mãe, que só tenho falado por email e telefone. Na quarta-feira à noite ainda fui para o curso de mediação na OAB, no Centro. Posso dizer que, por enquanto, ainda estou na correria do casamento, até porque o Fernando está de férias até amanhã. Depois eu conto como vão ficando as coisas quando a ficha for caindo. rs

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como colar o cristal no convite

Pesquisei bastante pensando em como poderia colar o cristal no convite.
Cada vendedor deu uma resposta diferente. Estive na Caçula do Centro do Rio e de Niterói.
Resolvi testar por minha conta a Cola para Lantejoula Acrilex, que comprei na Caçula (bem baratinha) e está funcionando perfeitamente.

Ficam aí todas as dicas:

1) Pegue o cristal com uma pinça e coloque uma gotinha de cola na parte reta. 


2) Depois com a pinça ponha a pedra no lugar certo onde quer colar e aperte um pouco com um palito daqueles que usamos para fazer unha (pau de laranjeira). 


3) Com a pontinha do palito tire o excesso de cola que possa ter ficado ao redor da pedrinha. 


4) Pronto.



Material necessário:
Strass - Cristal Swarovski
Cola para Lantejoula Acrilex
Pinça básica
Pau de laranjeira

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vista Print - muita coisa legal

Eu estou aqui viajando no site Vista Print, descobrindo as diversas opções com o tema casamento. Tem cada camiseta fofa que só me faz pensar, por que não vi isso antes? kk Mas lá não tem só camiseta, tem muita coisa legal que eu já encomendei e recebi direitinho. Seguem algumas para vocês conferirem.


Dica: quem é cadastrado recebe periodicamente mensagem com desconto e promoções de produtos grátis. É real, só paga o frete.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dica: vestido no exterior

Meu noivo veio com a dica de um site para compra de vestido no exterior que funciona.
Uma conhecida dele comprou e aprovou.
O preço é bem atraente, pena que não dê tempo para eu pensar em comprar de tão longe.

Tem vestido de noiva e também de festas.

Para quem ficar com receio, uma dica é experimentar vestidos em lojas aqui do Brasil que comprem vestidos importados. Depois, já sabendo se ele cai bem, é só comprar sem medo.
Mas não esqueça de ler todos os detalhes no site antes de comprar.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A escolha do vestido: o modelo ideal para cada tipo de corpo - Parte 2

Encontrei mais dicas bem interessantes sobre a escolha do vestido.
Como eu ainda estou nessa busca pelo vestido ideal e acredito que muitas também estejam (ou poderão começar em breve), trago mais esta reportagem para compartilhar com vocês.

Escolha um vestido que valorize o seu corpo



Bom senso é essencial para escolher o vestido de noiva


Escolha um vestido que valorize o seu corpo

Tendências das passarelas, de tecidos, estilos e dicas preciosas para ajudar a criar o look do grande dia


O casal pode até ser a estrela do casamento, mas a principal atração é o vestido da noiva. No momento da cerimônia, todos os olhares estarão sobre ele. E, por isso mesmo, ele deve ser pensado com tanto cuidado. O tecido, a cor, a modelagem, os acessórios e a personalidade da mulher que irá subir ao altar: tudo isso deve pesar na escolha. Listamos aqui algumas dicas que podem auxiliar você a dizer o "sim!" definitivo ao modelito. 

Estilo glamourosa 
O corte e os detalhes farão toda a diferença na hora de adequar o vestido ao seu perfil. Vale prestar atenção nas três principais variantes: 

Clássica - decote princesa e aplicação de bordados são dois hits desses modelos elegantes 

Romântica
 - babados, laços, rendas e o decote gola alta conferem um look ultrafeminino 

Moderna
 - seu estilo contemporâneo pede cortes retos. Ainda é possível conquistar a modernidade por meio do exagero, com vestidos volumosos, assimétricos, composés de bordados e cores diferenciadas 

Especial casamento 
Especial vestidos 

Valorize suas formas 
Seu tipo físico também conta pontos. A idéia é ressaltar seus atributos e disfarçar defeitinhos. Para não errar, confira algumas dicas: 

Corte evasê e império - ideal para as mais baixas, ele alonga a silhueta, além de disfarçar o volume da barriga e quadris 

Shape sereia - justíssimo, é indicado para noivas em forma, já que delineia o corpo 

Lânguido
 - também irá marcar as formas, por ter tecidos fluidos e com caimento 

Rodado - o estilo princesa precisa ter a cintura bem marcada para contrastar com o volume da saia e não engordar 

Manga - bufantes, longas ou curtas; aposte nelas, caso tenha os braços mais gordinhos. O tomara-que-caia vai evidenciá-los 

Listras - podem ser aplicadas ou criadas com efeito de diferentes texturas do tecido, mas lembre-se: na horizontal engordam, na vertical alongam 

Bom senso a caminho do altar 
Até mesmo os especialistas em etiqueta concordam que o certo e o errado são bastante relativos quando o quesito é "noivas". Fato é que o bom senso deve imperar. "Noiva elegante é aquela que não parece estar fantasiada de noiva", avalia o maquiador Duda Molinos. Para não derrapar no estilo, preste atenção nos seguintes itens: 

Brilhos e bordados no vestido - o brilho também é permitido durante o dia, mas deve ser usado em pequena quantidade. Uma opção para bordados são as pérolas, vidrilhos ou paetês foscos. "Cuidado com brilho excessivo, a noiva deve brilhar mais que seu vestido. Principalmente se o casamento for à luz do dia. A simplicidade traz também elegância", diz Walquíria Caversan, professora de moda da faculdade Santa Marcelina (FASM), de São Paulo. 

Cauda - em cerimônias ao ar livre, evita-se a calda, mas se o desejo da noiva é tê-las, pode-se investir em uma peça removível

Chapéu - são indicados exclusivamente para o dia, principalmente em festas ao ar livre. Lembre-se que a função natural do acessório é proteger do sol, da chuva ou do vento

Véu e grinalda - pode ser usado em qualquer situação. Para o dia, não tão longa, mas, para a noite, pode abusar do comprimento

Vestido princesa - o estilo "bolo" é sempre um risco, pois o volume deste tipo de vestido é bastante exagerado. É ideal para as mais altas e magras

Vestido curto - o comprimento do vestido está relacionado ao gosto pessoal. "Os curtos são pouco usuais à noite, mas não significa que é proibido. Vai depender do perfil da noiva e do espaço que escolheu para casar", esclarece Walquíria Caversan 



Fonte: Editora Abril, Casamento

Novidade: Yahoo! Brasil - Especial Noivas

Quando já estava me preparando para dormir (ou pelo menos sair da internet e desligar o computador) resolvi dar a última conferida no meu email e qual não foi minha surpresa: na "capa" do Yahoo está uma chamada com o seguindo título O casamento está em alta Pois é meninas, estamos com tudo :)))


Pelo jeito o pessoal do Yahoo se empolgou e já está preparando um especial para as noivas: "Yahoo! Brasil - Especial Noivas" Eba!

Notem que as "reportagens especiais" ainda não estão disponíveis porque as datas ainda não chegaram, com exceção da primeira, que é hoje/ontem, dia 13.
Esclarecimento básico: não sou doida, é que amanhã é só depois que durmo, por isso hoje, para mim, ainda é quinta-feira dia 13. :)


Agora que lançaram o especial bem que podiam liberar logo tudo, né?
Noiva é ansiosa, ué?!

Reportagens especiais:





13/05/2010
O casamento formal, com "tudo que tem direito" está em alta. 
Saiba mais sobre as formas de casamento civil.







É hora de festa!
20/05/2010
Todas as novidades e tradições para preparar o casamento dos seus sonhos sem errar em nenhum detalhe.



Vou casar, e agora?
27/05/2010
Um guia detalhado para noivos e noivas não se perderem durante essa árdua tarefa.



Educação sempre!

02/06/2010
Dicas de etiquetas para noivos, padrinhos e convidados não fazerem feio na hora H.





Dica: a Editora Abril também tem especial Noivas. O link, junto com outros bem legais, está no menu lateral deste blog.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

A escolha do vestido: o modelo ideal para cada tipo de corpo - Parte 1

Estou na fase de correr em busca do vestido ideal. Aquele que eu possa pagar e que atenda as minhas exigências. rs
Inicialmente só pensava em frente única. Imaginava que tomara-que-caia seria o ó para quem tem muito busto e está acima do peso. Mas para minha surpresa, do modelos que experimentei, os melhores foram tomara que caia. E por mais incrível que pareça ainda, eles diminuíram meu busto. Aí a outra questão ficou com o fato do meu braço estar grosso. Não o odeio (rs), mas também não faço questão de dar destaque para ele. Pensei em manga comprida, mas já ouvi opiniões favoráveis e contrárias. Ainda não sei, até porque não encontrei nenhum assim para experimentar.
Experimentei vestidos de 4 lojas e onde mais gostei dos vestidos, inclusive com atendimento muito superior, foi na Débora Noivas, que fica em Niterói, meu novo "bairro". :P
Não fechei ainda porque não estou totalmente convencida sobre o tomara-que-caia nem sobre o valor do vestido.
Quero ir conferir a Arrivée e outra loja que indicaram em Campo Grande. E irei tentar ir à Caxias também.
O problema é que o tempo está curto e os locais são distantes. Mas vamos que vamos e força no buquê. :)

Como sei que não sou a única noiva com preocupações quanto ao modelo do vestido, divido com vocês essas dicas que achei beeeem interessantes. Acredito que irão gostar. :))

==

Estilista especializada em casamentos recomenda o modelo ideal para cada tipo de noiva

Victória Marchesi em 03/05/2010
Há mais de 20 anos na tradicional rua São Caetano, a loja Fashion Noivas organizou nos primeiros dias de maio um fim de semana dedicado a quem vai subir ao altar. Entre os assuntos discutidos, obviamente, estava o tão sonhado vestido do dia D.

Durante os três dias do evento, a estilista da marca, Rosi Ileska, recomendou os modelos ideais para cada biótipo. Quer saber o decote ou o véu ideal para as noivas baixinhas, magras demais ou com seios grandes? Confira a seguir...

BAIXINHAS E GORDINHAS
Linha A: “O corte evasê favorece qualquer tipo de mulher e é obrigatório para as baixinhas e gordinhas”, diz Rosi
Drapeado diagonal: “Quando feito com tecido delicado na cintura, favorece as mais cheinhas”
Branco “alongado”: “Se a noiva for pequena, o ideal é fugir do tomara-que-caia. O branco continuando no colo, como na frente única ou na cava americana, é fundamental para alongar a silhueta”
Véu longo: “Ou longo ou nada. Véu curto não pode porque dá volume na linha dos ombros. E gordinha não quer dar ênfase no braço cheio, né?”
Buquê discreto: “Tem que ter critério, mas quanto mais singelo, melhor. Um buquê volumoso vai cortar a silhueta na altura da cintura. O ideal mesmo é uma flor. Menos é mais!”

SEIOS GRANDES
Decote ideal: “Nunca, jamais, o vestido deve ter corte abaixo do busto, porque esse tipo de corte define o tamanho do busto. Os melhores são os decotes arredondados ou em V”
Linha A: “Vale a mesma regra das gordinhas, já que linha A alonga a silhueta”

GRÁVIDAS
Corte abaixo do seio: “Ao contrário de quem tem muito seio, as grávidas devem usar vestidos cujo corte fica logo abaixo do busto, para valorizá-lo. Renda e pedrarias nessa área são boas opções”
Tecidos leves: “Tecidos fluidos, que caiam, são os ideiais, porque a roupa tem que ser solta abaixo do seio, a noiva provavelmente já vai ter pedido a cintura”
Véu proibido: “Véu com barriga não fica bonito. Nesse caso, só está liberado para as grávidas magras em início de gestação, que ainda não têm barriga”

ALTAS E MAGRAS
Corte na cintura: “A alta pode – e deve. Às vezes o noivo é baixinho e o corte na cintura achata a silhueta”
Véu baixo: “O ideal para quem é muito magra e alta é um véu volumoso que saia da nuca, abaixo do coque. Véu alto está proibido porque alonga ainda mais”



Fonte: 




==
Decote da Noiva, um para cada tipo.

Escrito por Combinandinho | arquivado em Casamento | publicado em 22-04-2008



Um dos itens que deixa uma noiva de cabelo em pé é a escolha do vestido ideal. Alguns detalhes como tipo de tecido e o modelo que ajusta melhor ao corpo, a tendência da moda, conseguir um custo X benefício que se adeque ao orçamento, procurar pelas melhores marcas e designers,  os acessórios que combinem. Em especial o buquet (veja em outro post),  que deve revelar o estilo e o jeito de ser da noiva. Cada detalhe merece uma atenção especial para compor um visual harmonioso e que faça a noiva se sentir bem.

A procura deve começar meses antes, para não correr o risco de ficar sem opção na reta final. É preciso experimentar vários modelos e até adaptar alguns detalhes para ficar perfeito.
Para começar podemos nos basear pelo decote do vestido de casamento que é uma espécie de curinga para favorecer ou disfarçar algumas medidas fora do padrão. Aqui vão alguns dos modelos de decotes mais conhecidos e quais os tipos físicos que são favorecidos por eles:
Tomara-que-caia: Atualmente é o preferido das noivas. É o decote sem alças (Strapless), e por isso muito usado nos casamentos de verão. Seu corte é reto e deixa os ombros à mostra valorizando o colo. Deve ser usado com um sutiã bem estruturado, por mulheres de seios médios e costas largas. Já as noivas de seios pequenos e costas estreitas devem evitá-lo.
Decote V: Afina o corpo, emagrece e alonga o pescoço. Bom para as gordinhas e baixinhas que precisam alongar a silhueta. Deve ser descartado por noivas de seios muito grandes ou muito pequenos. 
Decote V profundo: Dirige o olhar no sentido vertical, alonga o pescoço e diminui o tamanho dos ombros. Deve ser usado por noivas magras de seios firmes e separados. Não deve ser usado por aquelas que possuem seios grandes.
Decote V nas costas: Perigoso porque não pode ser usado em todos os estilos de casamento, proibido para casamentos tradicionais. Chama a atenção para as costas e por isso disfarça bumbuns pequenos. Atentar para a lingerie certa e nada de marcas de sol, senão fica vulgar. Só as mais ousadas arriscam e jamais deve ser usado por noivas com o bumbum fora de forma.
Decote em U: Pode ter alças finas, grossas, mangas e até drapeado na frente, deixando a noiva mais sensual. Um toque a mais para este decote seria deixar as costas descobertas. É o decote que pode ser usado por todas as noivas.
Quadrado: Pode ter alças à altura dos ombros ou mangas, fazendo uma linha reta por cima do colo. Disfarça seios muito volumosos ou fora de forma, reduz os ombros, garante um visual discreto. As noivas muito magras não devem usá-lo para não sobrar tecidos nas laterais.
Assimétrico: É indicado para as noivas mais moderninhas porque brinca om as formas assimétricas e dá um toque original ao vestido. Devem apostar nesse modelo quem quiser um estilo diferente, mas que NÃO tenham ombros largos.
Bateau (Sabrina): Também conhecido como o decote Canoa porque segue a linha da clavícula, de ombro para ombro, ampliando o tamanho dos ombros. Por isso disfarça quadris largos, valoriza o pescoço e a nuca, equilibrando a silhueta. Podendo ser usado pelas noivas magras com seios pequenos e deve ser evitado por quem tem seios grandes.
Frente Única: Possuem alças que passam por trás do pescoço prendendo o vestido. Disfarça os seios fora de forma, como também valoriza quem tem seios bonitos, pois a atenção é voltada para o centro. Também quem tem e deseja mostrar as costas bonitas. As noivas mais altas podem abusar deste tipo de decote, ao contrário das que tem ombros estreitos.
Meia Taça: Também conhecido como coração, pois lembra a parte de cima de um coração, podendo ser no estilo de um tomara-que-caia com alças. As que podem usar são as noivas de seios redondos e bem colocados e as noivas de seios pequenos e flácidos não devem usar este decote.
Jóia: É o decote Careca, redondo igual o de camisetas. Fica ajustado ao colo, por isso é ideal para as magras com seios pequenos. Já as noivas de seios pronunciados não devem usar.
Com fenda: Detalhe que valoriza o busto e acentua os ombros. Indicado para noivas de seios grandes e desaconselhado para as de seios pequenos e ombros estreitos.
Ombro a Ombro: Segue a linha da clavícula, deixando o colo e os ombros à mostra com mangas que cobrem uma parte dos braços. Boa opção para a maioria das mulheres, exceto as de ombros largos ou braços grossos.
Retrato: Emoldura os ombros deixando a base do pescoço descoberta. Com efeito transpassado no tecido que vai de um ombro ao outro, é ideal para ombros bem colocados e clavícula reta, mas NÃO é indicado paras as noivas muito magras.
Cigano: Para as mulheres de seios pequenos, este decote traz volume no franzido do tecido, valorizando também ombros e costas. Indicado para visuais mais casuais e casamentos informais, portanto, não é aconselhável para os casórios tradicionais e para noivas com muito busto.
Cisne: Sem decote, é uma gola ajustada ao pescoço. Comum em vestidos com mangas compridas e rendadas, mas também pode ser visto em vestidos com mangas curtas ou até mesmo sem mangas. Fica perfeito em noivas com pescoço estreito e comprido e deve ser evitado por aquelas de pescoço curto e redondo porque pode parecer que está sufocando.

Related Posts with Thumbnails
Daisypath Wedding tickers