Daisypath Anniversary tickers
Mostrando postagens com marcador cuidados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cuidados. Mostrar todas as postagens

sábado, 5 de novembro de 2011

Uma mensagem para quem tem orçamento apertado (e mais um pouco sobre custo da igreja)

Transcrevo abaixo uma resposta que escrevi a um email de uma pessoa preocupada se conseguiria fazer seu casamento com pouco dinheiro. Outras pessoas responderam também e a questão que ficou para mim foi: para ter o casamento dos seus sonhos é preciso se endividar?


Escrevi um trabalho (felizmente premiado e que me rendeu R$ 12.000, devidamente usado na viagem para Europa, quando fiquei noiva de surpresa, isso é assunto para outro post), sobre Consumidores superendividados e confesso que me incomoda muito toda atmosfera para que se faça dívidas como se não houvesse amanhã. Para dívida sempre haverá amanhã, para o amor (infelizmente) nem sempre.
Por tanto, um leve choque de realidade e uma prova de que é possível realizar um sonho com um orçamento real.
===
Eu gastei uns R$ 16.000 no ano passado, isso incluindo papelada, roupa, casamento na igreja com festa para 100 pessoas, noite de nupcias num hotel em Copacabana, 2 fotógrafos e 2 filmando.


Mas pesquisei muito. Deixei sim de fazer uma coisa ou outra que queria. Escolhi um fotógrafo que gostei, mas gostei muito tb de outros que eram mais caros, por exemplo. Queria contratar um serviço a parte de fotos que faz uma revista no final, mas seria um supérfluo que precisei cortar. Fui prática e mantive meu sonho dentro da minha realidade para terminar tudo sem crediário.

Ganhamos presentes que somaram cerca de R$ 16.000, no final fizemos uma festa deliciosa, tivemos muitas recordações, e praticamente montamos a casa.

Ou seja, se não tivéssemos feita a festa iríamos gastar do mesmo jeito para comprar geladeira, máquina de lavar, cama, fogão, som, rack, estante, DVD player (ganhamos um player e um player gravador maravilhoso), copos, talheres, jogos de pratos, vasilhas para servir comida, sofá, mesa de jantar, batedeira, liquidificador, torradeira, faca elétrica, CD player e caixa de som para o carro, GPS, entre outros muitos presentes que adoramos.

Valeu MUITO a pena, mas meu conselho para quem não tem um orçamento grande é: não caia no "já que". Isso foi dito para mim por uma cerimonialista/decoradora e adorei. Ela comentou que o céu é o limite e que as pessoas tendem a cair nessa do "já que estou fazendo isso faço mais aquilo", "já que" qualquer coisa... serve para você convidar mais e mais gente, escolher o salão mais caro, etc. etc. etc.

Ah, minha avó, quando soube que casaríamos, falou que nos daria R$ 20.000. Amamos, claro! Mas... ela deu R$ 5.000 e depois nada mais. Sorte que nos mantivemos sempre com o nosso orçamento e, como falei para o Fernando, se ela desse o dinheiro serviria para recompor a poupança e não para cairmos no "já que".

Não quero desanimar ninguém, só dizer que é possível sim manter um orçamento, se casar com uma festa lista e inesquecível e não terminar estressado com uma dívida logo após a volta da lua de mel e da realidade

Se jogue no casamento, no amor, na cumplicidade, na amizade, mas não no cheque especial ou no crediário.


Beijos e seja feliz :)


Ah, e não caia na balela de "estão fazendo muito isso", "isso está se usando muito". Faça como você gosta, porque modismo passa e depois as fotos ficam. rs


Essas fitas no corredor da igreja, por exemplo, eu resgatei de uma foto que vi do casamento da minha mãe (dias antes de fechar a decoração) que foi na mesma igreja. Adorei!
"Não se usa mais", foi o que a floricultura disse. 
Mas consegui convencer as outras 3 noivas que além de mais barato seria menos arriscado, já que entrariam com vestidos armados abraçadas aos seus pais, além do que seria mais barato que as heras tão usadas. Deu certo! :)
Não falei que para mim seria uma questão afetiva (e que para mim eram mais bonitas). Apelei para o que seria interessante para elas.
Enxuguei um pouco mais o custo da decoração da igreja e consegui usar as fitas que tinha sonhado.
Viu, isso é só uma das situações em que deu sim, para realizar um desejo com um "orçamento pé no chão". 

Informação útil: essa capela cobrou apenas R$ 250. Sim, é sério. 

É uma capela tradicional, com estacionamento privativo, segurança e que pertence ao Palácio Guanabara, onde o Governador trabalha.
E, antes, quem frequentava eram os presidentes até a capital do país mudar para Brasília. Chique assim. :)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Decoração - elementos que se repetiram no Chá de panela e no Casamento

Adoro colocar na decoração coisas que tenham a ver comigo. Gosto quando as pessoas sentem que não foi uma coisa automática, mas preparada com carinho. Essa preocupação também esteve no meu casamento (e a Vera Rios entendeu e perfeitamente). 
chá de panela


casamento


chá de panela

casamento
Detalhe do porta-retrato:
Ele foi comprado numa feirinha de artesanato em Praga por mim e pelo Fernando, na viagem em que ficamos noivos. Ele é de madeira e pintado a mão com locais da cidade.
A foto que está no porta-retrato é a mesma desde que coloquei e adoramos. Também foi tirada durante a viagem.
Claro que esse porta-retrato continua aqui, enfeitando nossa sala.

Detalhes do bolo:
A mesma pessoa fez o bolo do chá de panela e do casamento. Já conhecíamos e adoramos. 
Os recheios foram os mesmos: doce de leite e baba de moça e a massa no casamento foi misturada, massa branca e de chocolate. Sucesso absoluto!

Detalhes dos Smurfs: 
No casamento o Smurf já estava com o cavanhaque devidamente desenhado pelo Fernando (com caneta de escrever em CD) para ficar mais parecido com ele. Como a Smurfet já era loira e estava de rosa e branco foi mais fácil. 
Eles ficarem em lado invertido porque quem colocou no bolo do casamento não fui eu e não se ligaram que do outro jeito (como está no bolo de chocolate) eles ficam de "mãos dadas". rs

Triste nessa história tão linda e cheia de cuidados foi terem sumido os Smurfs no final da festa. Muito triste, até porque foi um casamento para pouco mais de 100 pessoas queridas. Onde foram parar? Também gostaríamos MUITO de saber e adoraríamos que quem pegou por engano encontrasse e nos devolvesse

terça-feira, 30 de novembro de 2010

RELATO 15 - Você arriscaria fazer tudo de novo? (experiência de quem já casou)

Meninas, meu marido querido outro dia me fez uma pergunta e ficou surpreso com a minha resposta.
Queria saber a resposta de vocês para a seguinte questão:

Você faria tudo de novo para corrigir alguma coisa
arriscando o que deu certo?
.
.
.
pense
.
.
.
Eu respondi que sim. A celebração e a comemoração de nosso casamento foram ótimas, mas por algumas coisinhas que não foram como eu planejava arriscaria fazer tudo de novo se fosse possível.
Acredito que com a experiência de agora (sabendo melhor como é o grande dia, rs) iria fazer alguns ajustes e deixar bem claro algumas coisas com os fornecedores para não ter erro.
Também teria chance da nossa daminha que faltou comparecer, já que ela ficou dodói no dia.
E a minha queria amiga Tânia teria outra oportunidade de estar conosco nesse dia tão especial.

Maaas seria mesmo um risco, porque é tanta coisa que pode dar errado no dia, que perto do que eu gostaria de "corrigir" poderia mesmo ser um risco desnecessário. Daí a surpresa do Fernando com a minha resposta. rs

Antes de casarmos ele tinha receio de eu ter uma crise de rinite alérgica, por exemplo. Imagina a noiva espirrando sem parar no altar... Seria uma comédia mesmo.
Ou então uma mega chuva como aconteceu no lançamento de um dos livros do Fernando, em que as pessoas ficaram ilhadas e não puderam chegar...

Por outro lado:

- seria maravilhoso que nossos Smurfs e noivinhos Playmobil (que escolhemos com tanto carinho) não tivessem desaparecido;

- seria simples e eficiente, como planejei, todos receberem o programa ainda na igreja e antes da cerimônia, para acompanharem as músicas, o cortejo, nossa história (pedi para entregarem na mão das pessoas, mas deixaram nos bancos da igreja e muuuuitos não receberam até eu perceber na festa e pedir para entregarem);

- seria bom demais ouvirmos as músicas que mais gostamos tocar na festa, principalmente depois de termos demorado tanto escolhendo, inclusive com ajuda de amigos queridos;

- seria bem útil eu saber como as fotos ficaram para fazer uma poses diferentes no make of e me descontrair mais nas fotos posadas com o vestido;

- seria excelente ter uma foto do vestido pendurado num cabide, como tantas noivas têm (achei que fosse uma foto óbvia, mas não foi e só soube depois que vi que só tiraram do vestido na cama, com uma colcha bem mais ou menos - o hotel trocou o lençol depois, colocando um rendado maravilhoso, mas não serviu para o make of, afff);

- seria delicioso ter recebido nosso kit com doces e bem-casados para comermos no hotel e não no dia seguinte na casa da minha mãe e minha sogra (nosso kit previamente combinado ninguém viu, afff);



terça-feira, 24 de agosto de 2010

RELATO 7 - Nossa roupas: Flor de Laranjeiras (adoramos nossas escolhas)

Vestido: Flor de Laranjeira (Niterói)


Roupa do Noivo: Flor de Laranjeira

Nota 20 (10 do vestido + 10 da roupa do noivo)

Passeamos bastante atrás de vestido. Amei os vestidos e atendimento da Noi Due em Campo Grande, que conheci na Expo Noivas. Mas como era muito longe resolvi procurar também aqui em Niterói. Li elogios sobre a Flor de Laranjeira no Orkut e fui lá com o Fernando conhecer. O primeiro vestido que a Adriana mostrou foi o “O” vestido. Caiu feito uma luva. Era diferente de todos os que tinha experimentado, estava elegante e sexy ao mesmo tempo. No mesmo dia experimentei a mantilha que foi a que mais gostei e usei no dia do casamento.

Voltei na loja com a minha mãe para ela dar o palpite, já que havia detestado o vestido na foto que tiramos no celular. Quando ela viu o vestido pessoalmente amou, assim como eu e o Fernando já tínhamos amado. Negociamos o valor e conseguimos a roupa do noivo de brinde. Valeu muito a pena!

No aluguel estavam incluídos além do vestido e da mantilha, a grinalda e o brinco.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Dica de noiva: a gente às vezes precisa ser prática e agir conforme nossa realidade. Adorei o atendimento e os vestidos que vi em Campo Grande, mas estou morando em Niterói e não teve escolha melhor do que alugar as roupas aqui mesmo, onde dava para ir a pé ou em menos de 5 minutos está lá de carro. Na reta final seria um verdadeiro transtorno ir para Campo Grande 3 vezes no último mês antes do casamento.
Para terem idéia, confiram quantas vezes fomos à loja: (1) para conhecer os modelo, (1) para mostrar para minha mãe o vestido que tinha gostado, (1) para experimentar de novo para ter certeza e para pagar, (1) para fazer a prova inicial, (1) para fazer a prova final e para o Fernando também provar sua roupa, (1) para buscar as roupas, (1) para devolver as roupas, total de 7 vezes. Reparem que aluguei o vestido cerca de 2 meses antes do casamento.
Obs. Hoje (24/08/10) fazemos 1 mês de casados, com muito amor e alegria.
O maridão viajará à tarde a trabalho, mas como ele disse: nossa lua de mel é diária. :)))

domingo, 8 de agosto de 2010

RELATO 1 - Nosso casamento em partes

Preparei um relato (que ficou bem grande) para enviar para o grupo Noivas Rio e irei colocá-lo todo no blog, mas em partes, para ficar separado por assunto. Nesse relato tive a contribuição do maridão, que desde o início adorou a idéia de eu participar da lista, criar blog, conversar com outras noivas. Eu falo de vocês e ele se interessa, é muito legal. São incontáveis as dicas que aproveitamos da lista, dos blogs e dos sites.

Acho que no relato dá para ter uma boa noção do que planejamos para nosso casamento, os acertos e os erros. Mas estou totalmente à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Nosso orçamento era baixo e conseguimos nos manter na linha. Anteontem o Fernando fez as contas por alto e nosso casamento estava em pouco menos que R$ 15.000 (festa programada para ter entre 100 e 110 presentes, fora as crianças).

Minha mãe me deu os parabéns e disse ter ficado orgulhosa em ver a festa tão linda, com tantos detalhes e sabendo que tudo foi organizado por nós.

Tive muita ajuda do Fernando que foi um noivo completamente participativo, com quem pude conversar muito e desabafar também.

Nós tivemos muita alegria ao nos mudarmos para Niterói, nesse apartamento que estamos adorando. Ganhamos presentes ótimos de pessoas muito queridas, inclusive minha irmã, que ainda em dezembro, comprou uma louça de porcelana linda com pratos, até xícaras de café, além dos talheres. Ganhamos também geladeira, máquina de lavar, fogão, cama com colchão, antes mesmo de iniciar a lista de presentes.

Depois, com a entrega dos convites, ganhamos muitos presentes que adoramos, mesmo estando fora das listas, e dentro das listas estamos com ótimos créditos nas 4 lojas escolhidas. O saldo entre gastos e presentes foi positivo. :)) Mas claro que não fizemos uma festa pensando nisso, o que não quer dizer que não ficamos mega-felizes. Afinal, tantos presentes representam real economia para montarmos nossa casa, né? Posso dizer que a casa toda poderá ser montada com os presentes (o apartamento já possui todos os armários embutidos, o que facilita muuuito).

Ah, ainda sobre presentes, ganhamos do tio/padrinho do Fernando as passagens para Buenos Aires, que amamos.

Por falar em Buenos Aires, criei neste sábado à noite um blog para colocar as fotos e os detalhes da viagem: Lua de Mel em Buenos Aires (http://luademelembuenosaires.blogspot.com). Ainda vou dar uma melhorada no visual do blog. :)

Lembrei do email enviado outro dia por outra recém-casada sobre o vazio do pós-casamento (pós-celebração), e adianto que minha mãe comentou várias vezes que ficava preocupada comigo, porque eu estava muito absorvida pelos preparativos e ela achava que eu não teria o que fazer depois e ficaria desanimada. Posso dizer que ainda não tive tempo dessa ficha cair. Do casamento corremos para fazer as malas para lua de mel, de lá chegamos em casa e eu caí de cama com febre e muita tosse, melhorei ontem e consegui parar para fazer o relato, temos que escolher as músicas do vídeo, enviar fotos da lua de mel para colocarem no vídeo, estava selecionando fotos para colocar no nosso álbum virtual para os convidados verem, e ainda estou louca para ir visitar minha mãe, que só tenho falado por email e telefone. Na quarta-feira à noite ainda fui para o curso de mediação na OAB, no Centro. Posso dizer que, por enquanto, ainda estou na correria do casamento, até porque o Fernando está de férias até amanhã. Depois eu conto como vão ficando as coisas quando a ficha for caindo. rs

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lua-de-mel - Cuidado com a escolha da agência de turismo

Imaginem a cena: vocês passaram meses planejando o casamento, tudo ocorre perfeitamente como planejado. No dia seguinte, ainda em total êxtase pegam suas bagagens para seguirem rumo à lua-de-mel sonhada, com a certeza de que irão selar com 5 estrelas o amor de vocês. É a primeira viagem dessa nova vida, a vida de casados, e será lembrada para sempre.

Mas aí, aquela agência que vocês escolheram e com quem fecharam um pacote ou simplesmente compraram as passagens ou reservaram o hotel te deixam na mão. Ou porque o vôo não era aquele combinado, ou porque o hotel que anunciaram como sendo excelente e bem localizado, fica numa região totalmente diferente do que sonharam, os serviços do hotel são ruins, o quarto tem duas camas e não cama de casal, ou não tem aquela banheira que vocês enfatisaram tanto que queriam...

Enfim, qualquer uma dessas hipóteses é considerada grave defeito na prestação do serviço e a agência é responsável, seja porque não teve o zelo na escolha do hotel, seja porque deliberadamente prometeu uma coisa e entregou outra. Com ou sem intenção de "se dar bem" a agência é responsável.

@@@

Eu, por exemplo, quase tive o desprazer de reservar o hotel com o STB e descobrir só em Viena que o quarto não tinha banheiro (o que não é raro na Europa) e o hotel era muito distante da estação de trem e dos principais pontos turísticos.
Felizmente, com a empolgação do planejamento da viagem vim para internet fazer pesquisas e descobri as condições do hotel. Quase me dei mal...
E olha que eu havia deixado claro para a menina que me atendeu o que procurava.
Caí fora enquanto era tempo e planejei toda a viagem sozinha usando a internet.
Indico o site http://www.booking.com/ para procurar hotéis e fazer reservas - lá tem opinião dos hóspedes sobre os hotéis, indicação das distâncias, fotos - e o melhor, pode fazer a reserva com o cartão de crédito e cancelar depois se quiser, desde que respeitadas as condições, sem pagar nada.
Também busquei hotéis em outros sites legais, já que fomos em várias cidades.

Trouxe esse assunto para o blog motivada pela notícia que li sobre uma agência de turismo que foi condenada a indenizar o casal que viajava em lua-de-mel. Segue um trecho:

Para o Juiz José Antônio Coitinho, da Comarca de Porto Alegre, é “importante ressaltar que os autores não estavam fazendo uma viagem qualquer, viagem de férias ou simples passeio; estavam em lua-de-mel, momento único na vida de um casal. E, em se tratando de viagem de lua-de-mel, os efeitos estressantes e frustrantes da prestação defeituosa dos serviços são ainda mais profundos, pois normalmente um casal tem na lua-de-mel um período inesquecível de suas vidas, cercado de romantismo e de boas lembranças”. E no caso em tela, assevera o Juiz, a recordação dos autores restará marcada pela frustração do que ocorreu.

Fica aí o alerta para todas as noivas e noivos que estiverem escolhendo o que fazer e para onde ir na lua-de-mel.

Beijos para todos e Boa viagem!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cuidado com lembrancinha para carro

A idéia de receber uma lembrança do casamento de uma pessoa querida é deliciosa.
Acho que tanto quem casa quanto quem é convidado e torce pela felicidade do casal fica feliz.
Mas como tenho visto muita divulgação em torno de lembrancinha para ser colocada por manobristas no retrovisor dos carros, deixo aqui o meu alerta: poderá não funcionar como planejado.



1) É preciso que alguém coloque a lembrancinha no carro e essa pessoa não pode falhar, não pode esquecer.
2) Os carros podem estar cheios de passageiros e apenas uma lembrancinha para todos pode gerar frustração para alguns queridos convidados.
3) Os convidados que forem de carro e simplesmente não utilizarem o serviço de manobrista nem saberão das lembrancinhas.
4) Nem todos irão de carro, principalmente nessa época de Lei Seca. Muitos podem usar taxi e não irão receber a lembrancinha.

Por isso, sugiro que além da lembrancinha no retrovisor, haja também outra que possa ser vista e recebida no salão.
Pode ser um bilhetinho no bem-casado, ou qualquer outra lembrancinha que combine com os noivos e os convidados.

Que tal adaptar a idéia da tag para o carro em um marcador de página?
Os convidados poderão utilizar em seu livro e guardar de forma fácil dentro do mesmo.
Related Posts with Thumbnails
Daisypath Wedding tickers